15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê

Significado do nome 15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê

15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê:

Está à procura de nomes com um significado todo especial para pôr no seu bebê? Este artigo irá lhe ajudar bastante. Isso porque separamos uma lista com 15 belos nomes de pedras preciosas que reúne nomes de meninas e meninos para você se inspirar.

Apesar de ser um costume muito antigo, a ideia de nomear bebês com os mesmos nomes de pedras preciosas, tornou-se mais frequente a partir do século XIX, quando, na Era Vitoriana (Reino Unido), diversos reis passaram a nomear seus herdeiros.

Diferente das pedras comuns, as pedras preciosas têm um valor mais significativo, pois além de uma beleza encantadora, são objetos raros, isto é, difíceis de serem encontradas, o que as torna ainda mais valiosas. E, após serem lapidadas, transformam-se em verdadeiras joias.

Muitos pais explicam que o motivo para tal escolha se dá em razão dos filhos representarem para eles um ser valioso, precioso, como uma verdadeira joia rara. Confira agora a lista de nomes de pedras preciosas para colocar nas meninas.

Ametista

Embora pouco usado pelos brasileiros, Ametista é o nome de uma linda pedra preciosa, originada do mineral quartzo– considerado o segundo mineral mais abundante da Terra. A pedra possui uma coloração violeta, o que a deixa ainda mais charmosa.

Alguns estudiosos acreditam que o nome possa ter se originado da palavra grega Améthystos, que apresenta o significado: “impedir a embriaguez”. Em razão disso, muitos antigos, sobretudo na Grécia, usavam a ametista como um amuleto para combater a embriaguez.

As meninas que recebem esse nome, normalmente são autoconfiantes, delicadas, entusiasmadas, decididas e atraentes.

Ágata

Ágata é um tipo de pedra preciosa, originada do quartzo, portanto, ela apresenta cores variadas, normalmente dispostas em listras. Entre os nomes de pedras preciosas, esse, talvez, seja um dos quais os pais nem imaginam ser nome de tesouro.

Os estudiosos explicam que Ágata deriva do grego Achátes, que por meio do latim Achates, denomina o antigo rio Dirillo (Sicília), local onde a pedra foi descoberta. No entanto, no Egito Antigo, ela já era usada na produção de anéis e amuletos, a fim de afastar raios e tempestades.

Blenda

Outra nomenclatura pouco vista, entre os nomes de pedras preciosas adotados pelo brasileiros, é Blenda. Também conhecida como “esfarelita”, essa pedra consiste no mineral mais importante do zinco.

O nome tem origem no verbo sueco blända, que quer dizer: “deslumbrar, cegar”. Dessa forma, Blenda carrega o sentimento de algo glorioso e admirável. Além disso, no sentido conotativo, refere-se a mulheres com personalidade notável, cheias de qualidades, uma verdadeira joia deslumbrante.

Cristal

Uma das inspirações mais usadas de nomes de pedras preciosas é Cristal. Originalmente, ela é uma das pedras mais conhecidas no mundo. A nomenclatura tem origem no termo grego krystallos, que significa “gelo” ou “quartzo”, referindo-se a transparência encontrada na água congelada ou no mineral, respectivamente.

Ademais, outro significado apontado pelos escoceses diz que esse nome representa “aquela que guarda e protege Cristo dentro de si”.

Esmeralda

Este nome tem origem na palavra grega Smaragdos, que através do latim Smaragdus, traduz o significado literal de “clarão, raio e relâmpago”, além de ser uma linda pedra preciosa, conhecida por muitos brasileiros.

Na bíblia, no livro Apocalipse, a Esmeralda é a quarta pedra preciosa entre as doze que embelezam as fundações da nova muralha de Jerusalém. No sentido de nomes próprios, refere-se a mulheres inteligentes, comunicativas e aventureiras.

Pérola

Talvez o nome feminino inspirado em pedra preciosa que você mais já ouviu falar seja Pérola. Isso porque, além de lindo, ele já foi usado para nomear personagens importantes em diversas histórias.

No sentido original, a pedra classificada como pérola consiste em um material resistente, no formato de bolas, e é produzido pelas ostras (moluscos). A cor mais comum é o branco pálido, mas pode apresentar outras cores como o rosa e o creme. Como nome próprio, refere-se a meninas delicadas e encantadoras.

Jade

Em razão da fácil pronúncia e simplicidade, Jade é um dos nomes de pedras preciosas mais conhecidos pelos papais brasileiros. Originalmente, ela consiste em uma belíssima pedra preciosa de cor verde.

Algumas lendas antigas remetem o uso dessa pedra para a cura de problemas renais. Essa relação se dá em razão da origem da palavra, que vem do latim Ilia e traduzida significa “pedra do flanco” ou “pedra do lado”.

Além disso, a pedra é bastante usada para produção de ornamentos e complemento de objetos de decoração. Já como nome próprio, passou a ser usado a partir da década de 70, fazendo referência a mulheres decididas e atraentes.

Rubi

Rubi é uma das pedras preciosas de maior valor no mundo, uma vez que elas são extremamente raras. O nome origina-se do termo em latim Ruber, que apresenta o significado literal de “vermelho”.

Para quem busca originalidade, essa é uma ótima sugestão de nomes femininos, já que no Brasil a nomenclatura não é muito comum. Outra opção é a sua variação “Ruby”. No sentido conotativo, está associado a mulheres sábias e generosas.

Turmalina

Dentre os nomes de pedras preciosas, outra opção para os pais que gostam de originalidade é Turmalina. No Brasil, por exemplo, somente 32 pessoas são registradas assim.

A turmalina é uma pedra preciosa constituída por ferro, potássio, alumínio, magnésio, lítio e sódio. Sua coloração e aspecto físico variam conforme a presença de cada um desses elementos.

Já a origem etimológica deriva da palavra Turamali, que no cingalês quer dizer:  “pedra que atrai a cinza”. Como nome próprio, refere-se a mulheres atraentes e misteriosas.

Safira

Assim como Pérola e Cristal, Safira está entre os nomes de pedras preciosas mais conhecidos e usados por brasileiros. Embora seja bastante popular, consistem em uma opção clássica e sofisticada paras meninas.

Originalmente, a safira é um linda pedra de coloração azul. Seu nome deriva do termo grego Sappheiros, que, no sentido literal, quer dizer: “o preferido de Saturno”. Além disso, Safira é o nome da esposa de Ananias, discípulo de Jesus, citado no livro de Atos dos Apóstolos, no Novo Testamento da bíblia.

Engana-se quem pensa que os nomes de pedras preciosas só servem para as meninas. Embora a maioria, de fato, apresentem uma sonoridade mais agradável para o gênero feminino, existem pedras e cristais que formam uma ótima opção de nome para os meninos. A seguir, veja alguns exemplos:

Berilo

Berilo é um mineral valiosíssimo de onde se originam pedras preciosas e semipreciosas. É a partir dele, inclusive, que são extraídas as esmeraldas. Normalmente, o mineral apresenta uma cor esverdeada, mas também pode ser encontrado em outras cores como vermelho, azul e amarelo.

Já a raiz etimológica desse nome deriva do termo grego Beryllos, que literalmente significa: cor azul-esverdeada da água do mar. No Brasil, não é uma nomenclatura muito popular, apenas 380 pessoas estão registradas assim, conforme os dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

Por outro lado, nomes que fogem do tradicional traduzem uma certa originalidade. Além disso, a sonoridade de Berilo lembra muito os nomes Murilo e Benício, que também constituem lindas opções masculinas.

Heliodoro

Heliodoro é uma espécie de pedra preciosa derivada do berilo. Portanto, a nomenclatura classifica os berilos que apresentam o tom o amarelo-esverdeado, alcançado através dos elementos que o formam como o manganês, o ferro e titânio.

Entre as opções masculinas de nomes de pedras preciosas, Heliodoro não é muito comum entre os brasileiros, o que pode ser um ponto positivo para os pais que buscam originalidade. Segundo dados do IBGE, apenas 217 estão registradas com esse nome no Brasil.

Jaspe

Jaspe é um pedra semipreciosa originada do quartzo, um tipo de mineral valioso de onde se originam outras pedras preciosas e semipreciosas.

Embora a raiz etimológica tenha origem no termo árabe Vashp, que, a partir do grego Iáspis, quer dizer “pedra preciosa verde”, sua coloração mais comum é a vermelha, mas, após o polimento, pode apresentar misturas com o tom amarelado ou esverdeado. Ela é usada como material na fabricação de diversas peças de joalheria.

Assim como Ônix e Berilo, a pedra de jaspe é citada nos diversos capítulos da bíblia, representando uma ótima sugestão entre os nome de pedras preciosas para pôr nos meninos, principalmente para os pais que tem predileção por nomenclaturas retiradas das escrituras sagradas.

bebê com os pais.
Jaspe é uma das opções de nomes masculinos inspirados em pedras preciosas. (Foto: Pixabay)

Jacinto

Jacinto é um tipo de pedra preciosa, originada do mineral zircão. Originalmente, ele apresenta a cor amarelada. Na bíblia, o nome é mencionado em vários versos do livro de Êxodo e Apocalipse junto a outros nomes de pedras preciosas, como Ametista e Ágata.

Entre os nomes de pedras preciosas atribuídos ao gênero masculino, Jacinto foi bastante usado pelos brasileiros nas décadas de 50 e 60. Segundos dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 13.404 pessoas registradas assim no Brasil.

Ônix

Variante do mineral quartzo, o Ônix consiste em uma brilhante pedra de coloração preta. Na antiguidade, ela era muito valorizada, sobretudo, pelos romanos, que usavam-na como um poderoso amuleto, pois acreditavam que elas tinham poderes oriundos do mar capazes de proteger contra as energias negativas.

Atualmente, ela ainda é usada com essas propriedades, além de prometer devolver o equilíbrio pessoal e combater ataques espirituais. Já a raiz etimológica desse nome deriva da palavra grega Onyx, que significa unha e representa um tipo róseo da pedra bastante apreciado.

Além disso, na bíblia, a pedra de ônix é citada em diversos capítulos, atribuída de um grande valor, assim como o ouro de Ofir. Como nome próprio, pode se referir a homens de personalidade forte, decididos e generosos.

bool(false)

Origem do Nome 15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê

Origem:

Outras Informações do Nome 15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê

Gênero:

O nome 15 nomes de pedras preciosas para colocar em seu bebê escrito ao contrário: êbeb ues me racoloc arap sasoicerp sardep ed semon 51

Deixe um comentário

avatar
  inscrever-se  
Notificar