Chaves

Significado do nome Chaves

Chaves: Familiar. Inovador. Desbravador. Pessoa que adapta-se aos ambientes.

O nome Chaves tem origem incerta, é muito popular em Portugal, também podemos reconhecer como variação de Chávez, nome familiar comum na Espanha.

Nos países onde existe uma maior incidência dessa denominação não existe um consenso sobre a real origem e significado dessa denominação.

Por isso, iremos esclarecer uma a uma das possibilidades existentes. Se consideramos as três possibilidades teremos origens do latim, gaélica e hebraica – como significados possíveis respectivamente teremos “dourado”, “aquele que pertence a Chaves” ou “sábado”.

Vale lembrar que Chaves em espanhol quer dizer “chave”, utensílio de metal que serve para abrir a fechadura. O brasão da família Chaves contém cinco chaves de ouro.

Origem 1

Muitos consideram que a sua origem vem do latim “flavius”, nome de uma importante família romana, sendo usado como nome familiar do imperador Vespasiano, cujo nome de família era Flávio, por isso, o significado de Chaves seria “dourado” ou “de cabelos amarelos”, referindo-se ao imperador, fundador da dinastia Flaviana.

Origem 2

De acordo com alguns etimólogos, essa primeira origem pode ter sido adaptada, sendo utilizado como segunda possibilidade a de que Chaves é um sobrenome toponímico e locativo de origem gaélica.

Estas afirmações estão relacionadas ao local de origem do seu primeiro portador e também baseado na características físicas dessa pessoa.

Chaves é uma cidade de Portugal, que pertence ao Distrito de Vila Real, onde vivem aproximadamente 19.300 habitantes.

Para comprovar essa possível origem gaélica precisamos recorrer a história dessa cidade, que foi conquistada no ano de 1160 pelos irmãos Garcia Lopez e Rui Lopez.

Atendido a um pedido do rei Afonso I de Portugal, os irmãos povoaram e mudaram o nome da cidade de Aquae Flaviae para Chaves, dando início a uma linhagem de ilustres portadores, por isso o seu significado pode ser “aquele que pertence a Chaves”. Vale ressaltar que essa cidade pertencia a província romana de Gallaecia.

Com os anos esses portadores foram migrando para a Espanha e posteriormente se estendeu para as Américas.

Origem 3

Outra possibilidade é que o nome familiar Chaves, que em espanhol utiliza-se Chávez, vem de uma palavra “Shabbes”, de origem iídiche (linguagem falada por judeus, alemães, russo etc.), que significa “sábado” em hebraico. Vale ressaltar que esse dia os judeus reservam ao descanso.

Devido a essa tradução, alguns etimólogos acreditam que a verdadeira origem dessa denominação seria judaica. Eles acreditam que esse nomenclatura pode ter sofrido alteração no período da Inquisição, sendo os seu portadores judeus foram obrigados a mantê-lo de forma oculta a fim de evitar a execução dos seus familiares.

Segundo relatos, em 1500 E.C a Espanha iniciou um processo de “cristianização”, que obrigada os judeus a converte-se e para isso era necessário a mudança dos seus sobrenomes. Naquela época era comum mudar os nomes de família para camuflar a sua origem hebraica.

Em 1479, reis católicos assinaram um tratado decretando a expulsão dos sefarditas (descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha) da Península Ibérica. Com o decreto mais de 750 sobrenomes espanhóis de origem judaica tiveram os seus membros executados pela Inquisição em Castilla, Aragón, Valência e Maiorca.

Personalidades famosas

César Chávez (ativista dos direitos civis e sindicalista americano)

Frederico Chaves Guedes (futebolista brasileiro)

Hugo Chaves (ex-presidente da Venezuela)

Chaves (personagem fictício do seriado mexicano)

Curiosidades

Chaves é um sobrenome muito popular na Espanha, sendo utilizado como primeiro sobrenome por 9.504 pessoas; como segundo sobrenome por 9.950 portadores e como ambos os nomes por 101 espanhóis.

Já no Brasil, podemos encontrar 130 portadores, que foram registrado entre os anos 60 e 90. Esses registros foram feitos apenas em dois estados: São Paulo e Ceará.

bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Chaves
Significado de Chaves

Origem do Nome Chaves

Origem: Nomes do Latim, Nomes Espanhóis, Nomes Gaélicos

Outras Informações do Nome Chaves

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Chaves escrito ao contrário: sevahC