Costa

Significado do nome Costa

Costa: Amável, expressivo e criativo. Espírito jovem, sabe aproveitar todos os momentos

Costa está na lista dos sobrenomes e nomes espanhóis, nomes italianos e nomes portugueses mais usados. No Brasil, trata-se de uma denominação bem incomum.

Curiosidades

Costa é um sobrenome toponímico, isto é, nomes próprios de lugares, da sua origem e evolução, muito comum em países como Brasil, Portugal, Espanha e Itália.

Segundo os principais pesquisadores, o sobrenome Costa era utilizado para nomear uma família medieval portuguesa de grande importância naquele período, que residia em uma zona costeira. Apesar de não ser possível assegurar, há indícios de os primeiros a receber essa nomenclatura tenham sido Gonçalo da Costa, no século XII e Nicolau Kosta, no século XIII.

Há outra possibilidade quanto a origem do sobrenome Costa, na qual os pesquisadores acreditam ser oriundo do grego Kosta, forma diminutiva do búlgaro Konstantin, que quer dizer “que pertence à natureza de alguém constante, perseverante ou animado”.

Por extenso, essa nomenclatura apresenta o seguinte significado: “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”.O uso desse nome próprio, no Brasil, é de predominância do sexo masculino.

Características e curiosidades

Charmoso, amável, expressivo, curioso e muito criativo. Essas são algumas das características principais de quem é chamado pelo nome Costa. Sempre de alto astral e afetuoso, costuma ser uma pessoa bem querida em todos em ambientes que frequenta.

Dados estatísticos

Apenas 632 pessoas no Brasil se chamam Costa. Trata-se de uma denominação pouco comum no país. De acordo com o último censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa nomenclatura ocupa a posição 11.514º entre os mais populares.

O período em que o nome teve os seus primeiros registros foi no ano de 1940, quando 45 pessoas foram batizadas com essa denominação. O ano de maior uso ocorreu em 1970, alcançando um total de 117 cadastros.

Entre em os estados brasileiros com a maior frequência do nome Costa, está São Paulo com 193 registros, seguido do Rio de Janeiro com 75 e o Ceará com 44.

Localidades

  • Costa Marques – Município de Rondôndia
  • Costa Rica – Município do Rio Grande do Sul
  • Dom Macedo Costa – Município da Bahia
  • João Costa – Município do Piauí
  • Matos Costa – Município de Santa Catarina
  • Otacílio Costa – Município de Santa Catarina
  • Resende Costa – Município de Minas Gerais
  • Senador Alexandre Costa – Município do Maranhão
bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Costa
Significado de Costa

Origem do Nome Costa

Origem: Nomes Espanhóis, Nomes Gregos, Nomes Italianos

Outras Informações do Nome Costa

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Costa escrito ao contrário: atsoC