Diogo

Significado do nome Diogo

Diogo: Atencioso, confiante e leal. Pontual e responsável. Costuma ser discreto.

Diogo é um nome que possui origem espanhola, pois vem do termo espanhol Diego. De acordo com os etimologistas, esse termo significa “aquele que vem do calcanhar”, “aquele que ensina”, “que sabe doutrinar”.

Quem recebe esse nome geralmente é atencioso, confiante e leal. É responsável com os compromissos e quando se trata de regulamentos, pode ser visto como rígido e crítico.

Curiosidade

Você sabia que o nome Diogo é oriundo do termo espanhol Diego? Ele possui o mesmo significado de Jacó, ou mesmo de Tiago. O significado literal desse termo é “aquele que vem do calcanhar”, “aquele que doutrina, aquele que ensina”.

No entanto, alguns pesquisadores acreditam que Diogo tenha relação com o latim “didacus“, derivado do grego “didache“, que por sua vez significa “doutrina, ensino”.

Primeiros registros

Historiadores relatam que os primeiros registros de Diogo surgiram da variação Diego, em Portugal, através de documentos latino-portugueses, que são datados do ano 882 d.C, sob as formas Didaco, Didagu, Diaco e Diago.

Dados brasileiros

O nome Diogo, na lista dos mais populares, está na posição 199º, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, o período de maior frequência dessa denominação foi na década de 80, que chegou a 47.257 pessoas. Já nos anos 2000, a média foi de 50 mil.

O último censo do IBGE, de 2010, aponta que 156.119 pessoas possuem esse registro. Os três estados com a maior frequência do nome Diogo são Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Apelidos

Carinhosamente, os amigos e familiares próximos de Diogo podem chama-lo de Di, Didi, Diguinho, Digão, Guinho, Gui, Gu.

Localidades

  • Diogo de Vasconcelos – Município de Minas Gerais
  • Diogo Lopes – localizada no Município de Macau – Rio Grande do Norte
  • Vila do Diogo – Praia localizada no Litoral Norte da Bahia, próximo de Salvador.

Em outros idiomas

  • Basco: Xanti
  • Catalão: Dídac
  • Espanhol medieval: Didacus
  • Português (brasileiro): Thiago
  • Português: Tiago
  • Espanhol: Diego, Santiago

Personalidade famosa

Diogo Nogueira é o nome de um dos maiores cantores de samba da atualidade. Filho de João Nogueira, que também foi referência no gênero, seguiu a mesma carreira paterna.

Sua carreira musical começou quando passou a frequentar rodas de samba e formou uma banda própria. Com o álbum intitulado Diogo Nogueira Ao Vivo, o cantor resolveu se lançar na carreira solo. Em sua maioria, o álbum traz sambas produzidos por João, seu pai, como “Espelho”, “Poder da Criação” e “Clube do Samba”. Além disso, também possui canções compostas por Diogo, como “Samba pros Poetas”.

bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Diogo
Significado de Diogo

Origem do Nome Diogo

Origem: Nomes do Latim, Nomes Espanhóis, Nomes Hebraicos

Outras Informações do Nome Diogo

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Diogo escrito ao contrário: ogoiD