Estrela

Significado do nome Estrela

Estrela: Versátil, curiosa e espírito livre. Remete a alguém de bastante sabedoria.

Apesar de ser pouco popular no Brasil, o nome Estrela pode ser uma excelente sugestão, pois se trata de uma denominação quase que exclusiva. Sonoramente é lindo, além do significado remeter à sabedoria e luz.

Curiosidades

Segundo os estudiosos da onomástica, Estrela é a variação do nome Estela. Surgiu do latim stella e significa literalmente “estrela.”

Além disso, o nome é relacionado com o termo grego astér, bem parecido com Ester, que por sua vez é uma denominação de origem hebraica e possui o mesmo significado de Estela.

Primeiro registros

De acordo com os principais historiadores, os primeiros registros do nome Estrela apareceram por volta do século XVI. Acredita-se que surgiu na coletânea de sonetos do poeta Philip Sidney, que criou o nome para a sua obra Astrophel and Stella.

Ainda de acordo com os estudiosos, o nome Estela não era muito usado como nome próprio até o século XIX.

Características e personalidade

Quem se chama Estrela costuma ser uma pessoa muito inteligente e comunicativa. Enérgica, curiosa e dinâmica, gosta de estar envolvida em muitas atividades. Além disso, adora compartilhar o que pensa.

Ela carrega uma sabedoria de vida muito importante: preocupa-se pouco com o futuro e vive intensamente o presente. Tem um espírito livre e por isso está sempre buscando sair da rotina, de preferência viajando.

Por outro lado, pode apresentar características negativas como teimosia, impaciência e dispersão.

Dados estatísticos

Poucas pessoas são chamadas de Estrela no Brasil. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 532 foram registradas com esse nome. Por essa razão, ele ocupa a 12.969ª posição na escolha dos brasileiros.

Os estados onde esse nome apresenta um maior número de registros são: São Paulo, que conta com 112 cadastros, seguido do Rio de Janeiro com 69 e Ceará com 67.

O nome Estrela teve os seus primeiros registros, em território nacional, datados desde os anos 1930, quando 23 pessoas foram batizadas com essa denominação. O período de maior cadastro ocorreu em 2000, alcançando 192 registros.

Já sua variação Estela, ainda de acordo com o órgão, conta com um número maior de cadastros, com um total de 38.943 registros. Em números, significa que ele ocupa a posição 650ª. Além disso, representa 0,2% da escolha dos brasileiros.

Apelidos

Estrela, por si, já é um nome tão lindo que até dispensa apelido, né? Mas como é fofo e muita gente gosta de termos afetivos, amigos e familiares mais próximos podem chamá-la de: Estrelinha, Ela.

Nome Estrela em outros idiomas

  • Holandês: Stella
  • Inglês: Estella, Estelle, Stella
  • Francês: Estelle
  • Alemão: Stella
  • Italiano: Stella
  • Romeno: estela
  • Espanhol: Estela, Estrella, Marianela, Maristela
  • Grego: Stella
  • Italiano: Maristella
  • Português: Maristela, Estela

Música

E quando a música da sua bebê tem uma música linda composta por um dos maiores cantores da Música Popular Brasileira: Gilberto Gil? O título é “Estrela” e a canção é lindíssima. Vale a pena se inspirar, se estiver pensando nesse nome para colocar na sua bebê. Confira a letra abaixo:

Há de surgir
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê sorrir
Há de apagar
Uma estrela no céu
Cada vez que ocê chorar
O contrário também
Bem que pode acontecer
De uma estrela brilhar
Quando a lágrima cair
Ou então
De uma estrela cadente se jogar
Só pra ver
A flor do seu sorriso se abrir
Hum!
Deus fará
Absurdos
Contanto que a vida
Seja assim
Sim
Um altar
Onde a gente celebre
Tudo que Ele consentir

bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Estrela
Significado de Estrela

Origem do Nome Estrela

Origem: Nomes do Latim

Outras Informações do Nome Estrela

Gênero: Nomes Femininos

O nome Estrela escrito ao contrário: alertsE