Izadora

Significado do nome Izadora

Izadora: Fiel e carinhosa. Gosta de demonstrar o que sente. Sempre disposta a ajudar.

Sonoramente o nome Izadora é bastante delicado e bonito. Para aqueles casais que buscam grafias diferentes, essa pode ser uma excelente sugestão para nomes femininos. No Brasil é uma das nomenclaturas mais populares.

Curiosidades

Izadora é versão do nome Isadora, oriundo do grego Isídoros, que significa “dada por Ísis” ou “dádiva de Ísis”.  A raiz etimológica dessa denominação é formada pelas palavras Isis, que tem origem na palavra iestai e quer dizer “adiantar-se” e dôron, que quer dizer “presente”, “dom” ou “dádiva”.

Segundo os principais estudiosos, o nome Isadora é uma homenagem feita a Isis, que na mitologia grega representa a deusa da maternidade e da fertilidade.

Características e personalidade

Qual mãe e qual pai não ficariam felizes ao saber que além da origem do nome do seu (a) filho, ele também pode vir ao mundo com características de uma pessoa maravilhosa?

Quem se chama Izadora reflete a personalidade de uma pessoa fiel e muito afetuosa. Ela gosta de demonstrar todo amor que sente e espera o mesmo em troca.

Um dos traços mais marcantes de sua natureza é a superproteção e generosidade. Está sempre pronta para ajudar as pessoas que solicitam sua ajuda, sobretudo, as mais próximas.

Apelidos

Tem coisa mais divertida que os apelidos? São as pessoas mais próximas como os amigos e familiares, por exemplo, que geralmente atribuem os termos afetivos para quem se tem mais intimidade. Por conta disso, a equipe do Significado dos Nomes sugere alguns apelidos para quem se chama Izadora. Veja: Iza, Dora, Isinha, Dorinha, Isadorinha.

Dados estatísticos

Aproximadamente 12.000 pessoas se chamam Izadora no país. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na lista dos nomes mais populares, ele ocupa a posição 1.407º.

Os primeiros registros dessa denominação foram datados desde os anos 1950, quando 25 pessoas foram batizadas com essa nomenclatura. O seu auge ocorreu a partir dos anos 2000, alcançando um total de 9.054 cadastros.

Os estados brasileiros que apresentam a maior incidência de pessoas portadoras desse nome são: São Paulo com 2.055 registros, Minas Gerais com 1.961, Goiás com 1.124 e Paraná com 1.046.

Já a grafia Isadora é mais popular, pois conta com 81.340 pessoas cadastradas e o ocupa a posição 359º no ranking nacional.

Nomes relacionados

Outros idiomas

  • Grego antigo: Isidora
  • Português: Isidora
  • Húngaro: Izidóra
  • Italiano: Isidora
  • Português: Isidora
  • Russo: Isidora
  • Sérvio: Isidora
  • Espanhol: Isidora
bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Izadora
Significado de Izadora

Origem do Nome Izadora

Origem: Nomes Gregos

Outras Informações do Nome Izadora

Gênero: Nomes Femininos

O nome Izadora escrito ao contrário: arodazI