Naim

Significado do nome Naim

Naim: Delicado e paciente. Homem com bastante coragem e que enfrenta os obstáculos.

Naim é um nome masculino que significa “sereno, “calmo, “tranquilo”. O nome é de origem árabe, a partir da derivação na’im.

Características do nome

Naim é uma excelente opção para aqueles que estão à procura de nomes curtos de meninos. Alguns estudiosos acreditam que Naim é uma derivação de Benjamin, Amim ou Martim.

Um homem com esse nome carrega em sua personalidade a delicadeza, a organização, o dinamismo e a alegria. Contudo, Naim também é impulsivo e, em algumas ocasiões, torna-se inflexível, individualista e orgulhoso.

Dados estatísticos

No Brasil, o nome ainda é pouco frequente. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem apenas 621 pessoas com esse nome, sendo que Goiás é o local com o maior número de registros.

Primeiros registros

Os primeiros registros do nome no país aconteceu em 1930, com apenas 38 homens registrados como Naim. Com o passar dos anos, o nome foi se tornando mais popular e a década de 80 foi o período de mais registros, o total de 182.

Naim, consta na 11.663º posição, referente ao ranking de popularidade.

Variações gráficas do nome

  • Nahim
  • Nahin
  • Nain
  • Nein

Nomes relacionados

O nome Naim pode ser relacionado com os nomes femininos:

  • Naime
  • Naima
  • Naome
  • Naimam

Milagre na cidade Naim

Naim é uma aldeia árabe que está situada no norte de Israel, na Baixa Galileia. O local é caracterizado pela sua calmaria e silêncio.

Considerado um dos nomes bíblicos, pode encontrar o nome dessa cidade no livro de Lucas, local onde aconteceu o milagre de Jesus. A passagem bíblica descreve o momento em que Cristo ressuscita o filho de uma mulher viúva. Veja o versículo:

E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.

E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. (Lucas 7:11-16).

bool(false)

Origem do Nome Naim

Origem: Nomes Árabes, Nomes Bíblicos

Outras Informações do Nome Naim

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Naim escrito ao contrário: miaN