Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê

Significado do nome Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê

Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê:

Que os nomes gregos são encantadores isso não podemos negar. Muitos nem imaginam que algumas grafias possuam origem grega e que são bastante usuais como nomes de bebês. A maioria deles está recheada de histórias de superação sobre os deuses e deusas da mitologia grega.

Foi pensando que a equipe do Significado dos Nomes separou uma lista especial com nomes gregos masculinos e nomes gregos femininos . Eles vão desde os mais exóticos aos mais comuns, para que você se inspire nos nomes para o seu bebê.

Juliana

Na lista de nomes gregos femininos um dos mais queridinhos é Juliana. E não é para menos, uma vez que essa grafia já conta com um total de 564.706 registros e no ranking de popularidade nacional ocupa a posição 29º, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O nome Juliana é uma variante feminina de Juliano, oriundo do latim Iulianus, uma versão de Júlio. Este, por sua vez, surgiu do grego iolous, que significa “barba rala, felpuda, macia”. Segundo historiadores, esse significado se refere aos pelos faciais dos adolescentes homens. Por isso corresponde ao significado de “jovem, jovial”.

Por se tratar do gênero feminino, o nome Juliana possui o seguinte conceito: “jovem”, “aquela que tem os cabelos negros”, aquela com pelagem escura”.

Sofia

O nome Sofia, a nível de popularidade, fica sim um pouco atrás do famoso Maria, mas tem sido uma das principais escolhas dos casais. Isso se explica através do censo do IBGE, que aponta um total de 74.888 portadores e a nível de popularidade brasileira está classificado na posição 393º.

De pronúncia suave, ele está na lista de nomes femininos com um belo significado. Oriundo do grego sophia, significa literalmente “sabedoria” ou “aquela que é sábia”.

Entre as personalidades históricas de destaque, segundo historiadores, é possível destacar a imperatriz Élia Sofia, esposa do imperador Justino II, um nome muito conhecido nas famílias reais no período da Idade Média.

Existem outras grafias que também podem agradar bastante na escolha da escolha dos nomes de bebês que são as variantes Sophie, no francês, e Sophia, muito comum nos países de língua inglesa.

 

nomes gregos
Nomes gregos são opções encantadoras para o seu bebê. (Foto: Pixabay)

Melissa

Melissa é um exemplo de nomes gregos mais fofos, especialmente pela sua doce pronúncia. Oriundo do termo grego Melissa e derivado do vocábulo mélissa, essa grafia chegou até o Brasil a partir do latim Melissa, que significa “abelha”.

Os principais pesquisadores apontam que essa nomenclatura surgiu a partir da mitologia grega. Ela era uma ninfa que cuidou e amamentou Zeus na infância. Ainda segundo a lenda, Melissa teria sido sacrificada pelos seus pais aos deuses, e o seu corpo foi transformado em abelhas. Na crença grega, Melissa carrega simbologia da abelha, que é a alma e a sabedoria.

Essa grafia talvez não seja das mais populares no país, mas com certeza trata-se de uma linda sugestão para nomes de bebês, não é mesmo? Para fechar o nível de fofura que essa nomenclatura representa, as pessoas que se chamam Melissa são carinhosamente chamadas de Mel ou Lissa.

Ágata

Sim, Ágata não é dos nomes gregos mais comuns do país, mas certamente é uma linda opção para sua menina. Segundo o IBGE, essa grafia conta com 23.424 portadores e ocupa a posição 929º. Quase exclusivo, não é?

Esse nome surgiu do vocábulo grego Agathe, resultante da palavra agathós, que significa “bom”. Como se trata de uma denominação no gênero feminino, recebe o sentido de “boa” ou “bondosa”.

E se você quer ainda mais motivos para decidir sobre esse nome, saiba que Ágata é uma pedra marcada por uma variação de cores e é classificada como um tipo de quartzo. Além disso, é considerada por muitos uma pedra semipreciosa. Bem, com esse belo significado e com fineza por se tratar de nomes de pedras preciosas, não existe dúvida de que você terá uma princesa.

Nicole

Possivelmente os casais fazem listas de nomes para chegar a uma conclusão em comum a respeito da denominação do bebê. Se dentro dela estiver incluído um significado forte, você está diante de um deles. Nicole é uma nomenclatura que vem da palavra francesa Nicole, uma versão feminina de Nicolau, que é de origem grega.

Este, por sua vez, surgiu do grego Nikólaos e é formado por uma raiz etimológica onde há a união dos termos níke, que quer dizer “vitória” e laos, que significa “povo”. Logo, corresponde ao seguinte conceito: “a que vence com o povo” ou “a que conduz o povo à vitória”.

Entre os nomes gregos mais comuns no Brasil, ele ocupa a posição 290º e conta com um total de 105.818 portadores. Na Itália, segundo o site americano Behind The Names, ele é ainda mais popular, pois está posicionado em 14º lugar.

Pâmela

Para os pesquisadores da onomástica, o nome Pâmela veio do grego e é composto pelos elementos pan, que quer dizer “tudo, todos” e meli, que significa “mel”. Por extenso, o seu conceito é “tudo mel” e “toda doce”. É ou não é uma grafia fofa para uma menina?

Os estudiosos apontam que esse nome foi bastante difundido mundialmente por conta da atriz canadense Pâmela Anderson, muito conhecida através da série norte-americana “SOS Malibu”, exibida entre 1989 e 1999.

Esse índice de popularidade do nome Pâmela pode ser explicado através dos dados do IBGE, que aponta o boom da grafia Pâmela especialmente no ano de 1990, época em que a atriz canadense se tornou mais famosa. Segundo o órgão, nesse período foram cadastradas 68.840 pessoas.

Não poderíamos deixar de citar os nomes gregos masculinos mais comuns e também os mais exóticos. Confira abaixo a lista:

Heitor

Imponente, curto e expressivo, o nome Heitor tem agradado bastante os casais atuais. Essa nomenclatura surgiu do termo grego Héktor, através da raiz etimológica ekhein, que significa “possuo, tenho em meu poder”. De forma extensa, quer dizer “aquele que guarda” ou “aquele que possui”.

Segundo historiadores, Heitor na mitologia grega foi um príncipe que ficou notoriamente conhecido por conta de sua coragem e valentia durante a guerra de Troia.

Trata-se de uma nomenclatura que vem ganhando muitos portadores. Baseado nos últimos dados do IBGE, realizado em 2010, essa grafia conta com 36.752 registros.

Nicolas

Se você estiver a espera de filhos gêmeos, que tal fazer par com Nicole? O nome Nicolas surgiu do grego Nikólaos e quer dizer “vitorioso”, “o que vence com o povo”, “o que conduz o povo à vitória”.

Embora Nick ou Nico, como é carinhosamente chamado, não seja das grafias mais comuns do país, trata-se de uma linda sugestão de nomes gregos masculinos para o seu bebê, não acha? Para se ter ideia, no Brasil, existem 112.589 pessoas que se chamam Nicolas e esse número, a nível de popularidade, faz essa denominação ocupar a posição 277º.

Ícaro

Outra sugestão de nomes gregos para o seu bebê é Ícaro. Oriundo do grego Ikaros, possivelmente, segundo estudiosos da onomástica, que quer dizer “o seguidor”.

Além de curto e de fácil pronúncia, Ícaro é um nome encontrado na mitologia grega. Na lenda, ele ficou conhecido por ter tentado voar com asas feitas por Dédalo, seu pai. Como personagem mitológico ele representa a ambição humana de voar.

Aquiles

Sim, agora iremos falar de um dos nomes gregos mais conhecidos na mitologia. Aquiles, na lenda, era um guerreiro, um dos personagens centrais da guerra de Troia, caracterizado por sua coragem e bravura.

A famosa expressão “calcanhar de aquiles” se refere justamente à morte dele, que, reza a lenda, foi alvo de uma flecha no calcanhar, única parte frágil de seu corpo. A expressão simboliza de forma conotativa “a fraqueza” de alguém.

É um nome que surgiu do termo grego Achilléus e, segundo etimologistas, significa “espírito de vida”, “calor da criação”; “sofrimento do povo”.

Outros pesquisadores sugerem que o nome Aquiles pode carregar o sentido de: “sofrimento do povo”. Isso porque procede da união das palavras akhos, que significa “dor”, “sofrimento” e laos, que quer dizer “nação” ou “povo”.

De certo não se trata das nomenclaturas mais comuns no Brasil, mas que possui uma sonoridade imponente, isso não podemos negar, não é mesmo?

Inácio

Na lista de nomes gregos, Inácio segue como uma das sugestões mais lindas para nomes de bebês. O IBGE aponta que aproximadamente 37.000 pessoas foram cadastradas com essa grafia e na escolha dos brasileiros ocupa a posição 674º.

Os estudiosos da onomástica consideram a origem do nome Inácio incerta. Contudo, a teoria que mais se aproxima é de que tenha surgido, provavelmente, do vocábulo grego Ignátios, derivado do latim Gnatus, que significa “filho”.

Outros pesquisadores consideram que essa grafia pode ter sido originada a partir do nome de uma família romana Egnatius, de origem etrusca. Tempos depois essa nomenclatura foi relacionada ao latim ignis, que quer dizer “fogo”, resultante da palavra ignatus, que significa “ardente, o que é como o fogo”.

Entre os católicos romanos esse nome é bastante comum, especialmente por conta do Santo Inácio de Loyola, fundador espanhol da ordem dos jesuítas, também conhecido como Companhia de Jesus.

Ângelo

E, para a encerrar a sugestão de nomes gregos masculinos para o seu bebê, vem a doce grafia Ângelo, que, além de meigo, possui um belo significado.

Oriundo do grego Ággelos, que quer dizer “mensageiro” e derivado do latim Angelus, esse nome significa “anjo”. Para os historiadores, esse nome teve grande notoriedade entre os judeus na Itália após 1.255 e continua muito popular, inclusive no Brasil, contando com um total de 78.581 portadores.

E se você gostou da nossa lista de nomes gregos ou quiser sugerir outros, basta comentar qual a grafia que deseja descobrir o significado.

bool(false)

Origem do Nome Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê

Origem:

Outras Informações do Nome Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê

Gênero:

O nome Nomes gregos: veja as opções mais populares para o seu bebê escrito ao contrário: êbeb ues o arap seralupop siam seõçpo sa ajev :sogerg semoN

Deixe um comentário

avatar
  inscrever-se  
Notificar