Nuno

Significado do nome Nuno

Nuno: Criativo, dinâmico, disciplinado e muito inteligente. Não tem medo de desafios.

Simples e fofos, os nomes curtos de meninos têm sido cada vez mais as escolhas dos casais. Seja pela fácil pronúncia ou pelo belo significado, Nuno está na lista dos nomes masculinos mais incomuns do país.

Origem do nome

Segundo os principais estudiosos da onomástica, Nuno é um nome de origem incerta, que surgiu possivelmente do termo latino Nonniu, derivado de nonnus, que é carinhosamente atribuído pelas crianças para se referenciar aos seus tutores, guardiões, aqueles que os educavam, recebendo, por isso, o significado de “aio” ou mesmo “pai”.

Outras fontes apontam que o nome Nuno veio do latim nonus que está associado ao número nove e significa “nono”.

Apelidos relacionados

Como se trata de um nome curto, Nuno apresenta poucas possibilidades de termos afetivos. Familiares e amigos mais próximos podem chamá-lo dos seguintes apelidos: Nuninho, Nú, Ninho.

Grafias relacionadas em outros idiomas

  • Português medieval: Nuno
  • Português: Nunes
  • Espanhol medieval: Nuño
  • Espanhol: Núñez

Dados brasileiros

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nome Nuno possui uma quantidade de 1.393 portadores no país e a nível de popularidade ocupa a posição 6.570º.

Os primeiros registros desse nome ocorreram antes de 1930, quando 28 pessoas foram batizadas com essa denominação. O período de boom, época de maior cadastro, se deu nos anos 2000, quando um total de 301 pessoas foram registradas.

Entre os estados brasileiros de maior incidência do nome Nuno estão São Paulo com 377 cadastros, Rio de Janeiro com 263, Minas Gerais com 247 e Bahia com 80.

Já em Portugal a grafia Nuno é mais popular. Segundo o site americano Behind The Names, ele ficou entre os nomes masculinos mais comuns, chegando a ser classificado no ano de 2011 em 44º lugar. O último censo de 2018 aponta que ele está posicionado em 54º lugar.

Personalidade famosa

Na lista de famosos temos o ator português Nuno Jorge Lopes de Melo Cardoso, mais conhecido como Nuno Melo.

O artista começou a trajetória no Teatro de Animação de Setúbal, no ano de 1981, e na televisão iniciou com um pequeno papel na novela Vila Faia. Ele também integrou a telenovela Chuva na Areia, onde interpretou o personagem Caniço, um dos papéis de destaque de sua carreira.

bool(false)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Nuno

Origem do Nome Nuno

Origem: Nomes do Latim

Outras Informações do Nome Nuno

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Nuno escrito ao contrário: onuN