Oliveira

Significado do nome Oliveira

Oliveira: Gentil, bondoso e amoroso. Maduro, não gosta de nenhum tipo de injustiça.

Tem interesse por nomes do latim ou nomes portugueses ? Oliveira é um nome que significa “árvore que produz a oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”. Como homem, é muito amoroso e bondoso.

Curiosidades

De acordo com os principais etimologistas, Oliveira é um nome de família portuguesa de muito privilégio. Oriundo do latim olea, em português trata-se do nome de uma árvore que produz azeitona.

Ainda conforme os pesquisadores, a origem desse tem relação com qualidades toponímicas.  Se trata de um local onde o primeiro membro da família portuguesa recebeu esse nome, que era rodeado por árvores de oliva.

Assim como os proprietários de grandes posses de terra onde essas plantas eram cultivadas, aqueles que nela trabalhavam chamavam-se “oliveiras”.

Há ainda a possibilidade desse nome ter origem judaica, uma vez que os marramos, os judeus que foram convertidos forçosamente ao catolicismo, adotaram essa nomenclatura para que não fossem perseguidos.

Características e personalidade

Amoroso por natureza, tem a família como centro da sua vida. Além disso, é muito bondoso e prestativo, por conta disso os amigos sempre o requisitam para pedir conselhos.

Muito justo, busca agir e pensar de modo que esteja acima de qualquer julgamento, e na sua vida não se envolve com pessoas que não estejam de acordo com suas convicções.

Dados estatísticos

No Brasil 7.230 pessoas se chamam Oliveira. Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele está na posição 2.110ª na escolha dos brasileiros.

Os estados onde o nome Oliveira apresenta o maior número de registros são: São Paulo, que conta com 1.358 cadastros, Minas Gerais com 1.329 e Ceará com 520.

Em território nacional, o nome Oliveira teve os seus primeiros registro datados a partir dos anos 30, quando 325 pessoas foram batizadas com essa denominação. Além disso, o período de auge dessa nomenclatura ocorreu nos anos 50, atingindo 1545 registros.

Já sua variação Olivira conta com um número menor de cadastros, com um total de 4.973 registros. Ele ocupa a posição 2.754ª.

Apelidos

Oliveira, usado como nome próprio, sugere algumas possibilidades de termos afetivos. Os familiares e amigos, por exemplo, podem chamá-lo dos seguintes apelidos: Oli, Veira, Olivinha.

Localidades

  • Oliveira do Douro – Portugal
  • Oliveira – Município de Minas Gerais
  • Capitão Gervásio Oliveira – Município do Piauí
  • Oliveira de Fátima – Município do Tocantins
  • Oliveira dos Brejinhos – Município da Bahia
  • Oliveira Fortes – Município de Minas Gerais
  • Sales Oliveira – Município de São Paulo
  • Senhora de Oliveira – Município de Minas Gerais
bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Oliveira
Significado de Oliveira

Origem do Nome Oliveira

Origem: Nomes do Latim, Nomes Portugueses

Outras Informações do Nome Oliveira

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Oliveira escrito ao contrário: arievilO