Penina

Significado do nome Penina

Penina: Mulher reservada e introspectiva. Aquela que preza em analisar detalhadamente.

Para quem não sabe, Penina carrega o sentido de “bem precioso”, pois o termo é oriundo do hebraico a partir da palavra Peninnah cujo significado é “pedra preciosa”. Esse pode ser considerado como um dos nomes femininos mais belos para bebês.

Curiosidades do nome

O nome Penina é citado na Bíblia Sagrada, no livro de I Samuel, no Velho Testamento. De acordo com a história, Elcana, homem de Efraim, tinha duas esposas: Penina e Ana. A primeira era rival da segunda.

E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. 1 Samuel 1:2

De acordo com o texto sagrado, Ana era estéril e, por esse motivo, ela era humilhada por Penina que era fértil. Confira o trecho.

E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre. 1 Samuel 1:6

A história, no entanto, revela que Ana, depois de orar a Deus constantemente, conseguiu gerar um filho cujo nome foi Samuel.

As características possíveis

A palavra observadora pode definir quem chama-se Penina. É aquela que preza em analisar tudo à sua volta e, a partir disso, estabelece opiniões. Tende ainda a ser uma mulher reservada, capaz de não dividir segredos com qualquer pessoa.

Apelidos relacionados a Penina

Há alguns apelidos carinhosos possíveis para atribuir quem é chamada Penina. Entre alguns estão:

  • Pen
  • Pepê
  • Nina
  • Peninazinha

Nomes relacionados

Os dados no Brasil

Ao todo, 187 pessoas no Brasil receberam Penina como nome de batismo. Essa estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos dados do censo de 2010 do órgão, o termo assume a 27.401º posição no ranking de popularidade. Portanto, não está entre os nomes comuns ou convencionais do país.

A pesquisa do IBGE revela ainda que houve oscilação da década de 50 até os anos 90 quanto à preferência dos brasileiros por Penina. Os anos 50 pode ser considerado como o momento auge do nome porque houve 32 registros.

Na década de 60, no entanto, foram apenas 21 registros. Já nos anos 80, esse número subiu para 28. Contudo, na década de 90, a quantidade voltou a cair, dessa vez, para 23.

bool(false)

Origem do Nome Penina

Origem: Nomes Bíblicos, Nomes Hebraicos

Outras Informações do Nome Penina

Gênero: Nomes Femininos

O nome Penina escrito ao contrário: anineP