Pepita

Significado do nome Pepita

Pepita: Introvertida e pensadora. Mulher que não mede esforços para atingir o sucesso.

Pepita é um nome que se apresenta como diminuitivo espanhol de Josefa, nome de origem hebraica e feminino de José. Por esse motivo, atribui-se a ele o mesmo significado de Josefa: “aquela que acrescenta”, “acréscimo do Senhor” ou “Deus multiplica”.

Josefa, por sua vez, ganhou notoriedade na Inglaterra, em razão da popularidade inicial do nome José, principalmente após a Reforma Protestante, momento em que o nome foi bastante disseminado. No entanto, no país, o nome feminino adotou a forma de Josepha.

Características e personalidade

As mulheres que se chamam Pepita são muito pensadoras, por isso costumam ser mais filosóficas na hora de lidar com as situações do cotidiano. Na relação com a família, gosta de estar cercada de harmonia, paz e amor.

Introvertida, na maioria das vezes, pode se mostrar individualista e silenciosa nos relacionamentos amorosos. Ser desafiada é sempre muito estimulador para quem tem esse nome, pois é capaz de enfrentar qualquer tipo de obstáculo para atingir o sucesso.

Os pontos negativos de Pepita aparecem em alguns momentos, como uma pessoa crítica, rígida, metódica, inflexível, excessiva e insegura.

Apelidos de Pepita

Alguns apelidos podem ser adotados carinhosamente por familiares e amigos, como Pepa, Peta, Pepi, Pepitinha, Pepinha, Pipita, Pita, Petia, entre outros.

Dados estatísticos

Segundo dados extraídos do Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), até o ano de 2000, apenas 92 pessoas haviam sido registradas com o nome Pepita no país. O Rio de Janeiro ocupa o primeiro lugar no ranking de frequência desse nome, com 15 pessoas registradas.

Outros significados

Além de ser usado para nomear pessoas, Pepita é um nome atribuído a um metal nativo, em especial ao ouro, quando encontrado no formato de grãos ou palhetas.

As três maiores pepitas do mundo foram encontradas no Brasil, na região da Serra Pelada (PA), e estão expostas no Museu de Valores do Banco Central do Brasil, em Brasília. Por conta disso, o nome também pode significar “pedra preciosa”.

Personalidades famosas

No mundo artístico brasileiro, Priscila Nogueira, destaca-se como uma das primeiras funkeiras transexuais do país. Para ajudar no sucesso, ela adotou o nome de “Mulher Pepita”, e o seu trabalho é frequentemente associado ao público LGBT.

bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Pepita
Significado de Pepita

Origem do Nome Pepita

Origem: Nomes Bíblicos, Nomes Hebraicos

Outras Informações do Nome Pepita

Gênero: Nomes Femininos

O nome Pepita escrito ao contrário: atipeP