Pereira

Significado do nome Pereira

Pereira: Tranquilo e sereno. Preza pela paz em suas relações. Intuitivo e inteligente.

E que tal sobrenomes portugueses como nomes masculinos para atribuir ao seu bebê? Pereira, como nome próprio, trata-se de uma denominação quase exclusiva, pois é pouco comum no Brasil.

Curiosidades

Segundo os principais historiadores, Pereira é um nome de origem portuguesa mais usado como sobrenome.

Os estudiosos apontam que o nome Pereira seja toponímico, isto é, se refere a localidades. Nesse sentido, Pereira era o nome de uma Quinta (zona rural de grandes dimensões) situada no norte de Portugal, e foi deste local que a família adaptou o sobrenome. Eles eram de uma linhagem de remotas e nobres origens.

Os pesquisadores também pontuam que o sobrenome Pereira chegou ao Brasil com a colonização do país. Os locais que receberam esse nome inicialmente foram Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo e Rio Grande do Norte.

Primeiros registros

A primeira pessoa a usar Pereira como sobrenome foi D. Rui Gonçalves Pereira, que viveu no século XII.

Dados estatísticos

Pereira é considerado um nome pouco popular no país, pois de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele ocupa a posição 9.973º e conta com apenas 773 cadastros.

Os primeiros registros do nome Pereira foram datados desde os anos 1930, quando 45 pessoas foram batizadas com essa denominação. O período de auge ocorreu nos anos 1950, atingindo um total de 136 registros.

Ainda segundo o órgão, o estado de São Paulo é o que apresenta a maior taxa de incidência de pessoas portadoras desse nome, seguido do Ceará com 91, Rio de Janeiro com 87, Minas Gerais com 45 e Piauí com 41.

 Outros idiomas

  • Inglês: Perry
  • Francês: Poirier
  • Galego: Pereira, Pereiro
  • Português: Pereira

Futebol

Como no Brasil existem mais pessoas registradas com o sobrenome Pereira, vale citar o futebolista Fábio Pereira da Cruz, que atualmente joga no Juventude e atua na posição de zagueiro.

Ele foi revelado pelo time do Santos e teve passagens pelo time da Turquia, Gaziantepspor. No Brasil, atuou nos times Vasco da Gama, Portuguesa, Grêmio, onde foi campeão, em 2005, do Campeonato Brasileiro da Série B, e bi-campeão do Gauchão, nos anos de  2006 e 2007.

Localidades

  • Miguel Pereira – município do Rio de Janeiro
  • Pereira Barreto – município de São Paulo
  • Pereiras – município de São Paulo
  • Simão Pereira – município de Minas Gerais
bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Pereira
Significado de Pereira

Origem do Nome Pereira

Origem: Nomes Portugueses

Outras Informações do Nome Pereira

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Pereira escrito ao contrário: ariereP