Pítia

Significado do nome Pítia

Pítia: Mulher criativa e inteligente. Aquela que está em constante busca por inovações.

Você gosta de nomes gregos? Pítia tem essa origem. O termo é oriundo da palavra Pytho cujo conceito é “serpente”, em referência a uma sacerdotisa da mitologia.

Essa denominação pode ser ótima alternativa para quem além de gostar de nomes curtos de meninas, procura por termos pouco comuns.

Pítia no mundo grego

No mundo grego, o nome Pítia é bastante conhecido graças a Pítia ou Pitonisa, uma mulher que foi sacerdotisa do templo de Apolo, na Antiga Grécia.

Pítia foi uma mulher renomada que ganhou destaque em função das suas profecias. Com base na história, ela apresentava as respostas divinas em um estado de exaltação provocado por vapores oriundos do rochedo onde estava o templo. Para muitos, a mensagem não fazia sentido, por isso era considerada como enigmática.

A esposa de Aristóteles

A representação do nome Pítia no mundo grego não para por aqui. Historiadores apontam que Pítia foi a primeira esposa do filósofo Aristóteles. Filha adotiva do tirano Hérmias de Atarneu, ela é conhecida, principalmente, em função do seu testamento.

Com base na lenda, Pítia solicitou no testamento que os ossos da sua filha com Aristóteles, chamada pelo mesmo nome da mãe, fossem colocados na cova junto com os dela. Acredita-se que a menina tenha morrido antes do pai.

As características possíveis

A criatividade de Pítia pode ser o seu ponto forte. É aquela que é inteligente e cheia talentos, inclusive é capaz de ter destaque na área de inovações. Além disso, gosta de ajudar as pessoas, principalmente através do diálogo. Usa palavras de encorajamento para incentivar quem vive ao seu redor.

É aquela pessoa que não tem medo de encarar a vida, pois é uma menina cheia de coragem. É capaz de lutar com muita força de vontade para alcançar os objetivos. Pode ter personalidade forte, além de ser independente e determinada.

Apelidos relacionados ao nome

Não há dúvidas que os apelidos são uma das formas mais carinhosas que podemos atribuir a uma pessoa. Meninas chamadas assim podem ser apelidadas como “Pi” ou “Piti”.

Localidade com o nome

Você sabia que Pítia também é nome de região? A Travessa do Pitia fica em São Sebastião do Passé no estado da Bahia.

bool(false)

Origem do Nome Pítia

Origem: Nomes Gregos

Outras Informações do Nome Pítia

Gênero: Nomes Femininos

O nome Pítia escrito ao contrário: aitíP