Poranga

Significado do nome Poranga

Poranga: Aquilo que é belo, sublime, fascinante. Algo admirável diante dos olhos.

O nome Poranga é um toponímico de origem indígena. Essa palavra vem do tupi-guarani e significa “bonito” que também pode ser traduzido como belo ou formoso.

Curiosidades sobre o nome Poranga

Essa nomenclatura foi utilizada para nomear um município brasileiro que fica localizado no estado do Ceará.

Poranga foi fundada no dia 5 de julho de 1957 e ocupa uma área de 1.309,274 km², onde vivem os seus 12.003 habitantes, informação obtida conforme o último censo do IBGE de 2010.

A cidade faz divisa com estado do Piauí e fica a 340 km da capital Fortaleza. Alguns dos principais pontos turísticos do município são os casarões, cavernas, a Cachoeira do Pinga, a Igreja Mãe de Deus, também chamada de Igrejinha de Pedra e a Pedra Grande.

Vegetal relacionado

A moranga também chamada de moranga-poranga é um legume que pertence à mesma família da abóbora contido no gênero Cucurbita. O fruto é produzido no sul do Brasil.

As suas qualidades nutricionais são diversas, podendo inclusive ser fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitaminas A, B6, C e D.

Localidades relacionadas

Uma cidade cujo nome está relacionado a Poranga é também um município brasileiro, mas esse fica situado no interior do estado de Goiás.

Porangatu é uma cidade com população estimada de 45.055 habitantes. Antes da sua colonização pelos portugueses, a região era habitada pelos índios da tribo avás-canoeiros que falavam tupi-guarani, daí surgiu o nome do município.

Da união do termo “porang” que quer dizer “bonito” e “katu” que significa “bom” surgiu Porangatu cuja simbologia remete a “bonito e bom”.

Já o município de Porangaba que fica no estado de São Paulo, surgiu do termo tupi-guarani “porangáua” e tem como significado “bela vista”.

Animal relacionado

Chamamos de poranga, Chororão ou Inhambu-anhangá uma ave exótica do gênero Crypturellus variegatus que possui plumagem castanha, bico preto, patas esverdeadas e possui cerca de 30 cm de comprimento.

A espécie pode ser encontrada nas Guianas, Venezuela, no sudeste brasileiro (Espírito Santo e Rio de Janeiro), no nordeste do país (Bahia) e na região amazônica.

As porangas do Rio de Janeiro e da Bahia possuem dimensões maiores do que as das áreas amazônicas e o seu canto também é diferenciado.

bool(false)

Origem do Nome Poranga

Origem: Nomes Indígenas, Nomes Tupis, Nomes Tupis-Guaranis

Outras Informações do Nome Poranga

Gênero: Nomes Femininos

O nome Poranga escrito ao contrário: agnaroP