Potira

Significado do nome Potira

Potira: Pessoa pura e brilhante. Aquela que inspira confiança, apaixonada pela vida.

Potira é uma nome feminino indígena, de origem tupi-guarani que significa “flor” e remete a algo “delicado”, “encantador” e “belo”.

Sua simbologia faz referência à “flor d’água”, forma como são chamadas as flores da Vitória Régia, devido a mesma ficar submersa na água.

Sua variação Potyra, é um sobrenome que vem do termo “potyrać” que em polonês quer dizer “pegue“.

Embora Potira seja um nome conhecido, ela só começou a ser adotado como prenome nos anos 70 e hoje o número de registros é de 336 pessoas.

Apelidos para Potira

  • Irá
  • Irinha
  • Potí
  • Tira

Outros nomes de origem indígena

Localidade relacionada

Com o nome relacionado, temos o município brasileiro de Potiraguá, fundado em 3 de agosto de 1958. A cidade fica localizada no nordeste do Brasil, mas especificamente no estado da Bahia.

De acordo com o último censo do IBGE de 2010, Potiraguá conta com uma população de 9.829 habitantes.

A lenda da índia Potira

A famosa lenda da índia Potira iniciou na região centro-oeste do Brasil, no período em que foram descobertas minas de Diamantes. A lenda tenta explicar como surgiu essas pedras brilhantes tão valiosas.

Segundo os mitos, Potira era uma linda e jovem índia que vivia com o seu marido Itagibá às margens de um rio que ficava próximo à aldeia da sua tribo.

O seu esposo era um homem forte e muito corajoso, um guerreiro nato. Os dois levavam uma vida tranquila e harmoniosa até que um dia os guerreiros de sua tribo iniciaram uma batalha contra a tribo vizinha. Então Itagibá foi convocado e precisou embarcar em uma canoa para a guerra.

No momento da partida, o casal ficou muito triste por ter que se afastar um do outro. Embora a despedida tenha sido dolorosa para ambos, Potira, não derramou uma só lágrima, apesar da profunda tristeza que sentia, ela se mantinha confiante no regresso do seu grande amor.

Conta a lenda que, todos os dias Potira ficava no leito do rio à espera do seu amado, que nunca retornava da viagem.

Dias depois, os guerreiros retornaram, porém sem o esposo de Potira, que havia morrido na guerra. Ao saber da notícia, Potira não sabia, mas passaria o resto da sua vida às margens do rio chorando copiosamente como forma de expressar todo o seu sofrimento.

Reza a lenda, que Tupã (divindade suprema da mitologia indígena) teria se compadecido pela dor de Potira e transformou as lágrimas da índia em lindos e brilhantes diamantes, como lembrança do grande amor de Potira por Itagibá.

bool(false)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Potira

Origem do Nome Potira

Origem: Nomes Indígenas, Nomes Tupis, Nomes Tupis-Guaranis

Outras Informações do Nome Potira

Gênero: Nomes Femininos

O nome Potira escrito ao contrário: aritoP