Romeiro

Significado do nome Romeiro

Romeiro: Pessoa entusiasmada, comunicativa e organizada. Aquele que zela por quem ama.

Romeiro não é um dos mais convencionais do Brasil. Do gênero masculino, esse é um dos nomes do latim cujo significado é “peregrino”. Outra denominação com o mesmo conceito é Romeu.

As curiosidades do nome

Romeiro é o nome dado a quem exerce a romaria. Essa atividade corresponde a uma peregrinação religiosa feita por fieis em direção a uma igreja ou um lugar considerado sagrado.

Os objetivos das pessoas que fazem peregrinações são variados. Em geral, a finalidade é fazer agradecimento, prestar devoção ou até pagar promessas. Por essa razão, o significado de Romeiro é “aquele que é peregrino”.

Encontros da Romaria são realizados por todo o mundo. Em algumas cidades como Roma, na Itália, e Jerusalém, em Israel, a atividade é famosa.

As características possíveis

Quem ama cuida” pode tornar-se um dos lemas de Romeiro. É capaz de ser um homem zeloso que protege e dedica-se a quem quer bem. Além disso, pode ainda ter como ponto forte a organização. Gosta de manter tudo no devido lugar, inclusive, a bagunça tende a irritá-lo.

Outro ponto destacável remete a força de vontade. Não mede esforços quando precisa ajudar a quem ama ou quando quer alcançar os objetivos. É possível ainda ser um homem comunicativo e entusiasmado. Demonstra alegria por onde vai.

Os apelidos relacionados a Romeiro

Há alguns apelidos carinhosos relacionados ao nome Romeiro. Quem é chamado assim pode receber os seguintes termos afetivos:

  • Rom
  • Meiro
  • Meirinho
  • Romeirinho
  • Romeirito

Os nomes relacionados

Os dados no Brasil

Apenas 66 pessoas no Brasil são chamadas Romeiro. Quem aponta essa informação é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base nos dados do censo de 2010 do órgão, o nome ocupa a 56.068º na classificação de nomes populares.

De acordo ainda com o órgão, 25 pessoas receberam esse nome na década de 60. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são os que mais possuem frequência de pessoas chamadas assim.

As localidades com o nome

Existem regiões brasileiras que também são chamadas por esse nome. São exemplos:

  • Rua Romeiro de Abreu, Asis-SP
  • Rua General Romeiro da Rosa, Macaé-RJ
  • Rua Deputado Romeiro Júnior, Duque de Caxias-RJ
bool(false)

Origem do Nome Romeiro

Origem: Nomes do Latim

Outras Informações do Nome Romeiro

Gênero: Nomes Masculinos

O nome Romeiro escrito ao contrário: oriemoR