Thainá

Significado do nome Thainá

Thainá: Irradiante. Mulher decidida e iluminada. Estrela brilhante e versátil.

O nome Thainá é uma variação de Tainá, uma denominação comum entre os povos indígenas do Brasil, que tem origem no Tupi-Guarani “tainã“, que significa “a estrela”, em menção ao corpo celeste em formato de esfera e muito iluminado.

No Brasil, essa denominação possui outras variações como Tainá (com A no final), Tayná (com Y) e até Thayna (com TH e Y).

Quem recebe esse nome geralmente é chamada carinhosamente de Tai, Tata, Tatá ou Tá.

Nomes relacionados

Popularidade

De acordo com uma antiga lenda dos Carajás, que explica a origem do nome Thainá, “Tainá-can” era uma grande e luminosa estrela, cultuada com um Deus pelos Carajás.

O mito diz que, uma vez ao ano, o corpo celeste tomava forma humana e descia até a terra. Segundo relatos, o velho homem era o responsável por ensinar os Carajás a cultivar os seus próprios alimentos como mandioca, milho e outros produtos agrícolas.

Carajás é o nome de uma tribo que habita a região norte do Brasil, mais especificamente nas proximidades dos rios Araguaia e Javaés.

Personagem relacionado

O nome Thainá ganhou destaque em 2001, quando foi lançado o filme: Tainá – Uma Aventura na Amazônia.

O trama infanto-juvenil conta a história de uma indiazinha chamada Tainá, interpretada pela atriz mirim Eunice Baía, que vive na floresta amazônica junto com o seu avô.

A pequena precisa mudar-se para uma vila, pois passa a ser perseguida por tentar proteger a floresta de contrabandistas.

Nesse novo lugar ela conhece o seu amigo Joninho, vivido pelo ator Caio Romei, e juntos aprendem as diferenças culturais entre a cidade grande e a floresta.

Em 2004, a Columbia Pictures lança: Tainá 2 – A Aventura Continua. E dessa vez a pequena precisa enfrentar uma quadrilha especializada em contrabandear espécies raras de animais e árvores centenárias, que são típicas da floresta amazônica.

No ano de 2013, a narrativa faz um retrocesso na vida da pequena Tainá, que agora passa a ser encenado pela atriz Wiranu Tembé.

O filme intitulado: Tainá – A Origem. Conta como a foi o início da personagem principal, que foi encontrada pelo solitário pajé Tigê, entre as raízes de uma árvore gigante.

A partir dessa série de filmes o nome Thainá tornou-se uma das denominações mais conhecidas do Brasil.

Música inspirada

Thainá, a pequena índia, recebeu uma linda homenagem do cantor e compositor Djavan, que lançou em 2004 uma canção intitulada “Tainá-Flor”. Confira no trecho abaixo:

Tayná quer bem
A seus iguais
Aos bichos também
Tayná quer
Bem demais
Quer proteger
Dar seus cuidados
Seja porque
Não pode ver
Nada errado
A floresta é seu lugar
Ali nasceu e se criou
E aprendeu a amar
Fruto da mata
Tayná-Flor

Personalidade famosa

  • Tainá Müller (atriz brasileira)
  • Thainá Duarte (atriz brasileira)
  • Tainá Costa (cantora brasileira)

Curiosidades

Você sabia que existem 21.538 pessoas chamadas Thainá no Brasil?! Verdade. Corresponde a 0,01% da população do país e ocupa a 991ª posição na escolha dos brasileiros.

Já a sua variação Tainá é mais popular possuindo 130.268, o equivalente a 0,07% das brasileiras.

 

bool(true)

Compartilhe nas redes sociais

Significado de Thainá
Significado de Thainá

Origem do Nome Thainá

Origem: Nomes Tupis-Guaranis

Outras Informações do Nome Thainá

Gênero: Nomes Femininos

O nome Thainá escrito ao contrário: ániahT